Critica Nº01 - Alaska Monitoring

Chega mais galera que agora to postando a minha primeira critica aqui, depois de anos aposentado disso, consegui com grande quebra de cabeça e esforço produzir (digo assim por acho Xique mesmo, e glamoroso, doa a quem doer), minha NUMBER ONE critica.
Primeiro blog é o Alaska Monitoring a ser criticado o blog da Natália, foco na revisão.
Introdução
Blog conhecido como Alaska Monitoring, tem o intuito de monitorar blogs da Blogosfera dos mais diversos estilos como de Designs, Criticas, Entrevistas e até por incrível que pareça de Monitoração também. Recentemente criado no dia 11 de Fevereiro de 2016 com apenas 1 mês  e 10 dias ativo, já na sua segunda versão intitulada 0.2SashaLightPink. O blog é comando pela Natália Tolledo como dona mesmo e também gerenciado pela sub-dona Dayane Medeiros, enfim andando por si só e sem nenhuma extensão.
Layout
Layout elaborado pela Designer Paloma Silva dona do blog Work Visuals, quem vem estampado todo designs a atriz e cantora Sasha Pieterse, que atualmente está atuando na serie de grande sucesso Pretty Little Liars que por sinal se encontra na reta final, logo exibindo a última temporada, basicamente agendada para o final do ano ou ano que vem, layout vem exibindo cores vibrantes nos tons de laranja por todo o cabeçalho e background também.
No centro do desenho vemos um PNG da Sasha mesmo, com alguns efeitos que eu não posso deixar de notar e dar pontos por isso, porque super combinou com as cores, o sombreado em volta está fantástico, ligando-a com o fundo todo brilhoso. 
Temos alguns Buttons espalhados também que são 3 com bordas laranjas e brancas um pouco mais apagadas, dando efeitos de bolhas, que acho legal a designer ter brincado com isso, fez com ocupasse mais a área do cabeçalho, assim ficando menos vazio, nelas, dentro encontramos fotos da Sasha, que creio eu que sejam dos mesmo ensaio fotográfico que ela fotografou, estão com filtros alaranjados, puxados com luzes brancas, bem achei que ficou mesmo um pouco apagadas, seria legal se a designer usa-se o mesmo filtro que usou na foto central do layout, que também iria chamar atenção dos leitores mais do que as outras, mesmo assim foi algo diferente e eu gostei, ela poderia ter feito isso com uma para dar destaque e as outras iguais aquela como disse, mas ta valendo. 
Do lado da foto central temos uma coisa mais para um agradecimento pelo um mês do blog online, ao invés de uma welcome mais elaborativa, isso você poderia agradecer em um post fixo no blog, a welcome tem mais necessidade de despertar mais a atenção do leitor pelo seu blog e o que ele oferece de bons benefícios. 
Outra parte onde fica os recomendados e o player ficaram legais, nada de tão especial a dizer, ficaram básicos e significativos com quais blogs e música gostam mais.
Logotipo, a única parte que meu santo não bateu, digo não está feia, de jeito nenhum, só achei que o retângulo branco no fundo com as pontas esfumaçadas do lado não fizeram necessidade a ele. com uma cor mais forte ou o "Monitoring" ficaria mais legal.
Por fim o fundo do Layout, caraca ta bem feito mesmo, gostei dos brushes, principalmente do triângulo no meio atrás e dos lados, e notei que ela usou um mosaico de fotos da Sasha saindo um pouco do mesmo ensaio, criativo da parte dela ou sua, não sei se pediu ou foi algo que ela improvisou, mas ponto pra vocês. Além dos flashs lindos.
  • Post e Sidebar
Post
Cores alaranjas também, mais claras que o background, com efeitos iluminador no meio com cor mais escuras e nas pontas mais claras, gostei, parte de cima tem apenas um brushe e um foto da Sasha com opacidade mais claras também, olha achei que ela trabalhou direito com essa área, achei que ficou pobre, desculpa o modo, ela brincou demais com a Hader, ficou criativa e diferente, ela poderia ter trabalhado mais ali também, com cores, fotos, filtros e buttons por sinal, já a parte de baixo ela caprichou mais, com a mesma ideia da Header, só que alterando algumas coisa, gostei, mas poderia estar mais amplas e maiores.

Sidebar
Vou repetir o que disse, parte de cima fraca, mas de baixo mais elaborada.
Páginas
O Alaska Monitoring contém 4 página no total, incluindo a página inicial do blog onde é o cérebro do blog, confira as outras mais.
Regras: A página contém uma foto base inicial antes da escrita do post, as regras são bem básicas, mas importantes e diretas, bem organizadas e incluindo todo o processo para que sua inscrição seja efetuada com sucesso, com alguns requisitos de alertas, outros que obrigatórios e no final um apelo pedindo aos leitores para que tenham paciência e respeito sempre, descolocando mesmo para blog.
Inscreva-se: A página contém uma foto base inicial antes da escrita do post também, é muito fácil se inscrever depois que leu as regras e a seguiu, basta seguir as instruções que a mesma passa antes de se inscrever que é pela uma Cbox, onde colocar o nome do blog, link, e com qual nome seguiu o blog, onde colocou o link-us e a palavra passe, fácil e prático, sem ter problemas do formulário dar erros e ficar trocando toda hora, foi por isso que optei por encomendas via e-mail, os problemas são menos meu caros vai por mim, e ela foi inteligente também com essa nova opção, não é como encomenda um design que é mais detalhista é só uma inscrição.
Extras: A página contém uma foto base inicial antes da escrita do post também, nessa com alguns bônus que o blog disponibiliza para os leitores, nelas são: Versões Anteriores, Criticas Recebidas, Contatos e Monitorados em numerações de 1 á 4. Todas simplificas, bem organizadas e elaborativas. Pode ver as outras antigas versões do blog antes das atuais, as criticas que o blog recebeu com notas e os links das postagens para vocês conferirem, contatos das donas do blog, rede social, e-mail e Facebook, e claro a parte mais legal os monitorados do blog, separando dos monitorados Premium e os apenas monitorados mesmo. Uma dica legal pra vocês como os blogs já esta separados em ordem alfabética que achei organizado também poderia ao invés de separar dos normais e os Premium colocar na frente do nome do blog a palavra "Premium" mesmo destacada, e separando por blockquote pelas letras do alfabeto de acordo o a primeira letra dos blogs.
Gadgets
Contendo 8 no total que são: Status, Cbox, Esquimós(seguidores), Estados Vizinhos(afiliados), Link-Us, Publicidades. Views e Disclaimer.
Status: Todas as funções necessárias que um blog tem que ter, sem faltar nada, tirando até dúvidas dos leitores, qual a música tocada no player, quem está estampando, quando estreou o blog, a versão, sigla e etc; O que achei desnecessário foi o uso da Extensão como já não tem mesmo não um grande motivo pra por, e sim quando realmente ter, entender? E o mais/menos que não ta funcionando, pelo menos pra mim, mas não vou tirar pontos por isso, vai ver é só comigo mesmo.
Cbox: Nada a comentar, tudo ok!
Esquimós(seguidores): Como se fosse e acho que é um nome do Fandom do blog, diferente, contendo 54 seguidores no total, impressionante para um blog com um mês online, assim que se faz!
Estados Vizinhos(afiliados): Ainda não sei dizer se gosto do nome, recomendaria Afiliados mesmo, contendo 15 afiliações, ai já pego no seu pé que já pode sim melhor isso, vamos lá.
Link-Us: Quando temos mais de duas opções de gifs do blog pra escolher ai sim colocamos a palavra Link-us, quando apena um só colocamos Link-me beleza, não considerando o banner de monitorados Premium, dica legal também de ao invés deles pegaram por tal quantos de seguidores você enviar a eles.
Publicidades: Te enviei meu código que uso no blog de publicidade, que está funcionando perfeitamente, assim fica menos um problema pra vocês, e claro mais fácil do leitor ver.
Views: Ótimo numero, agora que estou vendo tem 6,522.
Disclaimer: Com um gif de Bye o blog se mostra qual sua função e uma despedida pra estará saindo do blog, mas com a intenção de voltar, sempre!
Postagens e Organizações
Tendo uma base própria, usa sempre antes dos post, que falo da escrita, com fotos de diversos artistas, saindo um pouco do feat do blog mesmo, para não enjoar como vejo, com a escrita ortográfica correta, sem erro nenhum pelo que vi, com escritas chamativa, que anima ainda mais os leitores a visitar os blogs, escrevendo e elogiando bem blogs, como sei lá o que faz, mas da certo, continue assim por favor.
Organização ta demais, bem entendido, fácil de navegar e ter acesso as tudo no blog.
Comentário Final
O blog tem tudo pra cresce mais, não vi muitos pontos negativos no blog, só na parte do Layout mesmo, que fiquei meio assim , mas só na Sidebar e Post, mas não veja isso com os olhos muito grandes por favor, vejo que vem se emprenhado bastante nele, causando muito, divulgando, tente sempre melhorar, olhar os pontos que merecem mudanças e as vezes arriscar. Que a nota que vou te dar seja construtiva, que não veja pelo um lado mal mesmo, ainda não vou te dar o selinho de blog Uau! não por que não acredito que não merece, e sim por que acredito entende? Acho que sim, seria muito fácil mas to te ajudando, e sabe disso.
Obrigado pela encomenda!

Nota: 8
Visite o Alaska Monitoring
Alaska Monitoring -

2 comentários:

  1. Jorge, eu simplesmente amei a critica. Você com certeza é um dos mais rígidos que já vi nessa área, mas não em um ponto negativo, você vê o blog de todas as maneiras possíveis e através daquelas coisinhas que ninguém percebe você enxerga uma maneira de melhorar. E pode ter certeza que vou utilizar sua critica como uma grande base na busca de melhoramentos para o blog (Infelizmente por falta de tempo eu sempre junto todas as coisas que pretendo mudar e só o faço na troca de layout por ser um dia que eu o retiro apenas para isso e assim posso fazer todas as alterações com calma.)
    por mais que tenha sido a nota mais baixa do AM, não é bem isso que interessa e sim o conteúdo da critica, e a sua certamente teve isso. O que eu acho ruim são alguns blogs que dão uma nota mais baixa a qual o blog sempre recebe mas a critica em si não tem conteúdo o suficiente para explicar o motivo, o que foi totalmente diferente da sua. Eu entendi perfeitamente cada apontamento, só tenho dúvida em relação ao do Link-us, sempre achei que link-me fosse para blogs com apenas uma pessoa e link-us para blogs com mais de um integrante na equipe. Foi apenas isso, já encaixei diversas de suas dicas na minha listinha do que melhorar na nossa próxima versão. E em breve estarei encomendando novamente aqui no FOR para ver em que ponto o AM conseguiu melhorar.
    Adorei a critica, de verdade.
    E a postarei hoje porem um pouco mais tarde.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que gostou da critica, bem esse negocio de Link-me ou link-Us é meio confuso mesmo, quando tinha um blog de design colocava Link-me com vários gifs sabe? Dai falavam que quando é mais tem que ser Link-us e tal, mas não ligue nem eu sei direito.

      Excluir